A Influência do Método Pilates no equilíbrio postural dos Idosos
A população idosa vem crescendo significativamente no Brasil e já estima-se que em 2025, o país será o sexto no ranking mundial em número de idosos. Justamente é aí que entra o método Pilates!
Quedas constantes relatadas por pessoas idosas, em geral são as principais causas de lesões e acidentes.
Deste modo, alteração na postura é normalmente um dos fatores comuns em virtude do envelhecimento. Neste sentido, como há um processo de perda muscular nesta fase, o resultado é a diminuição do equilíbrio.
Já é sabido que o Pilates proporciona, surpreendentemente, inúmeros benefícios ao praticante da modalidade. Mas afinal, como e porque o e qual a influência do Pilates no equilíbrio postural dos idosos?
Os exercícios do método Pilates trabalham o fortalecimento da musculatura, flexibilidade e estabilização postural. Além disto, trabalha também a estimulação proprioceptiva, isto é, a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra a fim de manter o equilíbrio quando está parado, em movimento ou ao realizar esforços. Estes fatores comumente são relatados por idosos quando há perda de equilíbrio.
Além destes benefícios, ao praticar Pilates, o idoso tem a possibilidade de se socializar e melhorar sua autoestima, uma vez que em algumas vezes é surpreendido realizando uma sequencia de exercícios que pensava ser incapaz de executar.
Enfim, deste modo, o equilíbrio é algo que pode ser treinável com o Pilates, que além de promover melhora na população idosa, irá também proporcionar todos os benefícios que o método oferece!
Quer mais informações sobre como a Influência do Método Pilates no Equilíbrio Postural dos Idosos e todos os seus benefícios para sua saúde? Conheça na prática todos os benefícios que o Pilates vai te proporcionar. Agende seu horário para uma avaliação : Clique aqui e nos envie sua mensagem.